O que é o Muay Thai
Saiba mais sobre a história do Muay Thai.
História do Muay Thai (Sumário)
O Muay Thai surgiu numa altura em que as artes marciais estavam ainda muito ligadas à tradição e aos valores espirituais. Originário da Tailândia, arte esta que prevalece há mais de mil anos, é praticada em todo o mundo sendo, também conhecida por Thai Boxing ou Boxe Tailandês, diretamente originário do Muay Boran, que se desenvolveu com a necessidade de defesa do povo Tailandês, historicamente conhecido por Chupasart, com influência militar, sendo esta a arte marcial que deu origem ao conhecido Muay Thai desportivo.
Foi a partir do século XX que ganhou dimensão inicialmente por Inglaterra e rapidamente expandiu-se pela Europa e pelo mundo fora. Inicialmente, eram utilizadas técnicas com a utilização de armas, tais como, espadas, punhais, lanças, escudos, machados, entre outros. Depois, utilizou-se todo o corpo como arma, tendo como principais focos (nove armas) os punhos, cotovelos, joelhos, pés e a principal arma, a cabeça, usada tanto fisicamente como psicologicamente através da correta aplicação das técnicas transmitidas pelos anciãos ao longo do tempo.
Com o fim das guerras, as armas foram desaparecendo dando origem a um dos desportos de combate, numa versão de corpo a corpo em lutas extremamente violentas, que muitas vezes só terminavam com a morte de um dos lutadores. A necessidade de proteger os lutadores, deu origem à criação de regras e a classificação do Muay Thai como desporto Nacional Tailandês.
Atualmente algumas das tradições antigas persistem, como a musica instrumental de flauta e percussão durante os combates designada de Sarama para encorajar os lutadores variando a melodia conforme a intensidade da luta, é tocado ao vivo nas lutas e durante a dança ritualista – Ram Muay, realizada obrigatoriamente antes de cada combate, música mais lenta de forma a homenagear o seu treinador e a escola a que pertence, bem como todos os que apoiam o lutador.
Nos anos cinquenta, dois grandes mestres, Osamu Noguchi (boxe) e Tatsuo Yamada (criador do Nihon Kempo Karaté-do), fascinaram-se pelo Muay Thai, uma vez que utilizava o pleno contacto nos seus combates. Promoveram torneios em que participavam desportistas de Muay Thai e de Karaté, sendo que destes torneios derivou o termo Kickboxing. O próprio termo Kickboxing foi usado na década de 1960 como um anglicismo de uma arte marcial híbrida que combina o Muay Thai e Karaté.
É uma falácia quem pensa que o Kickboxing é originário da Tailândia. Foi no Japão das décadas de 1950 e 1960 que profissionais de Karaté e boxe birmanês (nomeadamente na pessoa de Maung Gyi) organizaram lutas em tapete e em ringue. Nascia o Kickboxing japonês. O promotor do Kickboxing japonês nos anos 1960 foi Osamu Noguchi. Nesta altura nos Estados Unidos, escolas de artes marciais organizaram encontros de Full-Contact, nas disciplinas de Bando, Karaté, Taekwondo, Kempo, etc. Depois do ano 1970 muitos praticantes de Karaté sentiam-se frustrados com as regras em vigor nas competições, que privilegiavam o controlo do toque, procuraram um desporto na qual seria utilizada a potência dos golpes com as pernas e punhos. Nascia o Karaté Full-Contact ou Kickboxing americano. Foram três os pioneiros do Kickboxing e Full-Contact americano: Dante, Ray Scarica e Maung Gyi.
Na década de sessenta do século XX, no continente norte-americano, começou-se a realizar torneios em pleno contacto, em que participavam desportistas de diferentes artes marciais, derivando destes torneios o termo Karaté Full Contact.
A separação oficial do Karaté e do Kickboxing acontece na década de setenta, com a criação da Associação Profissional de Karaté (PKA) e da Associação Mundial de Kickboxing (WKA), sendo esta última a responsável pela criação de regras e promoção do Kickboxing. É nesta época que o kickboxing começa a desenvolver-se na Alemanha, através de George Bruckner, que durante vários anos expandiu o nome kickboxing pela europa, através de palestras e eventos desportivos, tornando-se num dos cofundadores da WAKO, realizando em 1978, o primeiro torneio mundial de kickboxing.
Atualmente a WAKO é a federação internacional de Kickboxing mundialmente reconhecida.
Com o incremento da potência dos golpes, cujo objetivo seria provocar o KO ao adversário, inicia-se uma também uma crescente preocupação em adaptar as regras a este novo conceito, de forma a proteger a integridade física dos próprios combatentes. Enquanto que na Tailândia, é evidente uma evolução mais lenta das regras, de forma a proteger os atletas.
Nos anos 1767-1781 inda não existia um sistema de pontos as lutas eram realizadas em espaços abertos ou nos templos anos depois começaram a construir ringues em zonas de lazer e os lutadores começam a atar as mãos e dedos com trapos e resina,. É também nesta altura que começa-se o uso do Mongkon e o Paprajiat. Os lutadores porém não lutavam de acordo com o peso, altura ou idade. As regras eram simplesmente lutar até haver um claro vencedor (quando um dos oponentes não conseguia ripostar ou até mesmo à morte).
Nos anos 1782-1868 criaram-se as primeiras regras e regulamentos como o tempo de combate. Usavam uma concha de coco com um furo num tanque de água para controlar a duração de cada round, quando a concha afundava sinalizava-se o fim do assalto. No entanto não havia ainda limite de assaltos.
Depois da guerra e em 1921, desenvolveu-se os primeiros ringues, um canto para cada lutador, um árbitro que separava os lutadores, o uso dos tambores e estabeleceu-se 11 assaltos de 3 minutos cada, era proibido morder o adversário ou atacar enquanto este caísse e teriam que se dirigir ao canto quando o adversário caísse, no entanto ainda se usava crina de cavalo ou cordas em vez das atuais luvas 10OZ que todos conhecemos
Só em 1929 todos os lutadores começaram a utilizar luvas de boxe.
Ainda em 1929, deu-se a construção do primeiro ringue internacional com três cordas e piso de lona, com cantos vermelho e azul, dois juízes e um árbitro dentro do ringue, assim como o toque do sino assinalando os assaltos. Ainda neste ano, começasse a usar a proteção dos genitais (coquilha).
Os lutadores após a Segunda Grande Guerra, começam a ser regulados pelo Departamento de Educação Física e são feitas as pesagens; os torneios passam a cinco assaltos de cinco minutos e de dois minutos descanso entre assaltos.
Em 1948, o peso é medido em libras conforme o modelo internacional e os nomes para cada grupo de peso são diferenciados (flyweight, bantamweight), seleciona-se o campeão de cada grupo e qual o estilo adotado.
É agora proibido acertar na região genital, algo considerado altamente depreciativo à fina arte do Muay Thai.
Atualmente a nível Nacional, existem diversas modalidades com regras específicas, bem como no Muay Thai, as regras diferem conforme os escalões e classe dos atletas, conforme regulamento da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay Thai. O equipamento de proteção também depende dos escalões e classes, mas verifica-se uma constante preocupação para com a integridade física dos participantes, a obrigatoriedade da presença de um profissional de saúde em todas as provas, é uma prova dessa preocupação.